TAM na Oneworld. E agora?


As duas principais alianças de companhias aéreas do mundo atualmente são a Star Alliance e a Oneworld Elas são formadas por um conjunto de companhias de vários países e por essa razão dizem trazer benefícios para os passageiros. Honestamente penso que o único benefício palpável é a unificação dos programas de milhagem, uma vez que antes mesmo das alianças as companhias já celebravam acordos entre si para transferência de bagagem, conexões etc.
Na semana passada recebi um e-mail da Lan contendo um comunicado a respeito da migração do programa de fidelidade da TAM. A propósito, para os que não sabem, há algum tempo as duas empresas se fundiram e formaram a LATAM AIRLINES GROUP S.A. O comunicado não me pegou de surpresa, pois cada uma das companhias fazia parte de uma aliança diferente e não seria racional continuar dessa forma. E qual a relação de tudo isso com o passageiro?
Li cuidadosamente os dois comunicados (leia o da Lan aqui e o da TAM aqui) e confesso que achei ambos extremamente ambíguos. A impressão que tive depois de várias leituras foi: todos os seus pontos da TAM na Star Alliance continuarão valendo e poderão ser utilizados em vôos da TAM e da Star Alliance mesmo depois que a empresa migrar para a Oneworld. Mas confesso que não está totalmente clara na minha mente essa compreensão.
Porém, o importante neste momento é poder usar os pontos que já tínhamos no programa da TAM, pois depois da migração, pouca diferença fará. Basta ficar atento e escolher os vôos e parceiros da nova aliança para acumular suas milhas.
O problema é que, em minha opinião, o anúncio da migração de uma aliança para a outra não foi feito com suficiente antecedência. Na prática temos algo como um ano para usar as minhas atuais da TAM e passar a acumular novas minhas na Oneworld, já que os comunicados não mencionam claramente a possibilidade de transferência de minhas de uma aliança para a outra. E mesmo que a pontuação continue a valer para vôos TAM e Star Alliance, de que isso nos adiantará se a partir de 2013 passaremos a acumular milhas na Oneworld? Ou seja, se não programarmos bem a passagem de uma situação para a outra, acabaremos com uma fração de pontos na TAM que de nada nos servirá.
Desde a semana passada estou avaliando a situação e possivelmente migrarei a partir de já para o cartão de milhagens da Lan que também tenho e nunca usei. Já verifiquei com meu banco e posso transferir pontos do meu cartão de crédito para o Lanpass. Além disso, há muito tempo já podemos usar o cartão da Lan para acumular milhas da TAM. Ou seja, dessa forma passo a ser um membro Oneworld desde já e não perco frações de pontos que por ventura não possam ser trocadas por nada depois da migração de alianças. Além disso eu detesto o site, a estrutura e os processos de troca multiplus. Em minha opinião, foi uma das piores decisões tomadas pela TAM.
Só preciso fazer um último cálculo, que aliás recomendo também a todos que estejam pensando em migrar antecipadamente. Quero saber quantos pontos tenho no TAM Fidelidade e se terei possibilidade de utilizar estes pontos no curto prazo.
Por fim, que fique claro que este texto não é uma recomendação. Ele expressa apenas a minha opinião a respeito do ocorrido. Portanto, o utilize apenas como uma das suas muitas avaliações pessoais a respeito do que fazer em relação ao comunicado da LATAM sobre a escolha da Oneworld como a aliança oficial do grupo.